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10 DICAS PARA ACADEMIAS INDEPENDENTES COMPETIREM COM AS REDES


Academia Tradicional x Low Coast

1. Defina um nicho e explore as suas oportunidades. O quanto mais você estiver focado em quem é o seu cliente, maior será o seu sucesso porque você não terá que se reinventar para cada novo cliente. Não tente ser tudo para todos, prefira selecionar poucos e bons programas e projetos para realizá-los melhor do que ninguém. As grandes redes possuem um formato padrão para as suas unidades e serviços. 

2. Invista nas pessoas, estabeleça um forte relacionamento com os seus funcionários e alunos pois a academia é sustentada por relacionamentos. Invista na formação das pessoas pois elas são o elemento chave para o sucesso da sua academia. Enquanto equipamentos e instalações requerem apenas investimentos, a formação de um time focado na satisfação do cliente irá requer apenas paixão e dedicação. As grandes redes possuem um custo de capital muito baixo, porém é muito difícil estar próximo de centenas de funcionários e milhares de clientes. 

3. Faça do aluno o principal foco, cuidando para que ele se sinta feliz e satisfeito com a academia. Mantenha a academia no topo da prioridade do aluno proporcionando a ele exatamente o que ele deseja, no momento em que ele desejar, o tempo todo. Mantenha uma comunicação constante com os alunos e seja a solução para os seus problemas. O aluno satisfeito irá recomendá-lo aos seus amigos incrementando as suas vendas. As grandes redes vivem e morrem em busca de números.

 4. Seja visível e acessível, construa a imagem da academia baseado na sua própria imagem e tire vantagem frente às grandes redes agindo como uma “boutique”. Seja visível e acessível a todos os seus funcionários e alunos. Acompanhe de perto cada detalhe da operação e faça com que todos se sintam sempre muito bem-vindos com as suas críticas e sugestões.

5. Crie diferenciais exclusivos, transforme a performance em seu maior diferencial. Tenha poucos diferenciais e faça com que eles sejam melhores do que a concorrência. Estude a sua área de atuação econômica e entenda o que difere a sua academia das demais e o motivo pelo qual as pessoas optam pelos seus serviços. Se você não pode ter a melhor academia, tenha a melhor aula ou desenvolva o melhor programa para o acompanhamento dos treinamentos. As grandes redes possuem excelentes instalações e equipamentos mas oferecem serviços padronizados. 

6. Obtenha e utilize boas informações. As boas informações são valiosas pois elas irão guiá-lo para as boas decisões. Colete-as, interprete-as e aplique os resultados. Procure pelas informações que poderão fazer o seu aluno sentir-se feliz e satisfeito. É muito importante que você dedique diariamente uma parte do seu tempo para aprender e adicionar à sua estratégia conhecimento e experiência. Nas grandes redes o proprietário muitas vezes se distancia dos clientes. 

7. Mantenha o foco nos pontos chave e dedique o seu tempo a acompanhar as atividades responsáveis por gerar receitas. Ensine a todos como gerar receitas. Reúna informações, interprete-as e implemente as mudanças solicitadas pelos seus alunos. Tire vantagem em relação às grandes redes pela flexibilidade das suas decisões. 

8. Controle, planeje e crie mudanças. O sua academia requer mudanças constantes. Os seus clientes mudam. Os seus sistemas mudam. Tudo muda diariamente. Não espere que as coisas envelheçam para mudá-las. Opte por mudar sistematicamente. Faça isto o quanto for necessário. Se um aluno disser que deseja algo, e você pode fazê-lo, então mude para atendê-lo. Esteja sempre à frente. Esta é a melhor forma para competir frente às grandes redes. 

9. Desenvolva um sistema de vendas proativo. Um bom sistema de vendas não irá existir na sua academia se você não defini-lo como prioritário. Cada visitante é um aluno potencial e cada aluno pode gerar uma indicação. Um bem estruturado sistema de vendas irá tirar vantagem deste conceito. Visitantes devem ser convidados para agendamentos e clientes contados em busca de indicações. Treine o seu pessoal de forma personalizada e com o que existir de mais moderno, uma vez que nas grandes redes a maior parte dos treinamentos são padronizados. 

10. Cuide da retenção. Indiscutivelmente, a retenção é um dos maiores desafios de qualquer academia. Cerca de 1 a cada 4 clientes que deixa de frequentar a sua academia o faz por não estar satisfeito. A retenção está diretamente ligada ao contato permanente com o aluno. Monitorar a frequência não é o suficiente para gerenciar a retenção, ligar para um aluno que não está utilizando a academia pode ser tarde demais pois ele já perdeu o interesse. Tire vantagem em relação às grandes redes da sua proximidade ao aluno e evite a sua ausência desde o primeiro dia, demonstrando a ele o comprometimento da sua academia com a qualidade do serviço e a sua satisfação.



 


Luis Amoroso 2017. Todos os direitos reservados.

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